+55 61 3447-0377

SGAS 909 - Asa Sul

Brasília - Distrito Federal

Brasil

TELEFONE

CONTATE-NOS

SAIBA MAIS SOBRE O APL

Apresentação do PDP (Plano de Desenvolvimento Preliminar) do APL de Gemas e Joias do Distrito Federal


O Plano de Desenvolvimento do Arranjo Produtivo de Gemas e Jóias do Distrito Federal é de fundamental importância no sentido de orientar a integração e a convergência de ações dos agentes que atuam neste cenário, colaborando para a formalização de novas parcerias; visando a otimização de recursos; a potencialização dos esforços; o compartilhamento de objetivos comuns e a consolidação do processo de cooperação e interação dos atores.


As ações incluídas neste Plano de Desenvolvimento foram elaboradas e validadas pelos atores da Governança do APL. O objetivo principal é aumentara competitividade e a cooperação das empresas fabricantes e comercializadoras de Gemas e Jóias, focado na melhoria do processo produtivo, no aumento da participação do setor no mercado interno e na conquista do mercado externo.
A elaboração do Plano de Desenvolvimento Preliminar tomou por base o Manual Operacional (Modelo de Plano de Desenvolvimento) disponibilizado pelo Mdic e informações de diversas instituições, como por exemplo: o diagnóstico realizado pelo Sebrae/DF; Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (Mdic); Secretaria de Desenvolvimento Econômico/ GDF; Sebrae/DF; Abragem; Geor; (relatório de atividades do setor e outros).


O Arranjo Produtivo de Gemas e Jóias é formado por micros e pequenas empresas do Distrito Federal e entorno. A caracterização dos modelos de Arranjos Produtivos Locais prevê a existência de uma concentração geográfica de empresas, fornecedores, prestadores de serviços, entidades associadas, competitivas e cooperadas entre si. Um arranjo caracteriza-se por ser um elo da cadeia de produção compartilhada e especializada, em que o grau de colaboração, de cooperação e de complementaridade entre os empreendimentos e outros agentes, como instituições de ensino, pesquisa e fomento. É isso que diferencia um APL das aglomerações empresariais.

 

 

 

 

 

 


 

Embora os APLs e os Pólos adotem concepções e sigam trajetórias distintas, representam importantes eixos de desenvolvimento regional. Ambos necessitam de apoio institucional para assegurar a promoção da sua competitividade e sustentabilidade.
As relações de governança do APL exercem importante papel no processo de sensibilização, coordenação e cooperação entre unidades participantes do mesmo processo produtivo ou de uma cadeia produtiva.

APL DE GEMAS E JOIAS DO DF

Para ter acesso ao PDP (Plano de Desenvolvimento Preliminar)

SEMPES Reúne Integrantes dos Núcleos de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais – APLs do Distrito Federal para discutir questões relacionadas ao fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs).

Para saber mais clique aqui

0d90ed0909e7b2adba18a1ea4438a64c_XL.jpg
0d90ed0909e7b2adba18a1ea4438a64c_XL.jpg

press to zoom
Reunião do APL
Reunião do APL

SEMPS Secretaria de Micro e Pequenas empresas e Sindicatos Sercretário Vitor

press to zoom
20130909_174444.jpg
20130909_174444.jpg

press to zoom
0d90ed0909e7b2adba18a1ea4438a64c_XL.jpg
0d90ed0909e7b2adba18a1ea4438a64c_XL.jpg

press to zoom
1/6

Apresentação da Abragem sobre as intenções do APL para Brasília, na SEMPES (Secretaria de Micro e Pequenas empresas e Sindicatos), com a participação do Secretário Vitor, a direita.  

Data: 09/09/2013, às 16:30h, na cobertura do Edifício Nazir I, localizado na 509 Asa Norte - Brasília - DF - Brasil.

Retorno no APL em Brasília

Com a proposta do MDIC de intensificar as atividades dos APL's em todo Brasil, a SEMPES (Secretaria de Micro, Pequenas Empresas e Sindicatos), representada pelo Secretário de Estado sr. Vitor, abre a comunicação entre a Abragem, SENAC, Instituto Brasília, Secretaria de Turismo, Bancos e outros. Neste momento de encontro, a Abragem fez sua participação debatendo sobre os seguintes pontos:

Pontos a serem comunicados:

 

• O APL de Gemas e Joias do DF é coordenado pela ABRAGEM (Associação Brasileira dos Pequenos e Médios Produtores de Gemas, Joias e Similares) e pela AJODF (Associação A importância do setor de gemas e joias para o Brasil e para o DF.

 

• O Brasil é o maior produtor de gemas em diversidades do mundo. As reservas minerais brasileira atingem 1/3 de todo o estoque mundial.

 

• O Brasil está em 14ª posição no ranking mundial de Países fabricantes de joias em ouro;  9º Lugar em consumidores de joias de ouro; 6º lugar em evolução da participação sobre o total mundial da produção de ouro e pela posição política e localização geográfica, Brasília tende a ocupar a natural posição de controle e exportação das gemas produzidas.

 

• Se Brasília beneficiar apenas 10% da produção de gemas brasileiras, teremos um faturamento anual de aproximadamente R$ 3.600.000.000,00 (Três bilhões e seiscentos milhes de reais) para o DF.

 

PROJETOS PARA O SETOR

 

  • São projetos do setor de gemas e joias para alavancar o turismo e geração de empregos e renda no DF.

  • Centro Internacional de Capacitação

  • Bolsa de Gemas do Brasil

  • Show room permanente 

  • Central de Negócios 

  • Museu de Gemas

  • Laboratórios Gemológico

  • Feira Internacional

 

Consideramos que o APL de gemas e joias tem grande importância para a economia do DF, com reais possibilidades de se tornar a Capital de Gemas e Joias do Brasil, por sua facilidade logística e proximidade com embaixadas e poder político.

 

Tentativa de desestruturação do APL de Gemas e Joias do DF

 

O setor de gemas e joias do DF, tinha como seu maior ícone, para alavancar o seu APL,  o Museu Nacional de Gemas instalado no mezanino da torre de televisão, melhor ponto turístico da Capital Federal,  e se preparava para assumir a gestão do mesmo com apoio de toda a classe e por força do PDP (Plano de Desenvolvimento Preliminar ) 

 

Lamentavelmente o SEBRAE, inexplicavelmente, não só desativou o Museu Nacional de Gemas, órgão centralizador e impulsionador da APL de GEMAS, como, também, está patrocinando ações judiciais contra a ABRAGEM com a nítida intenção de inibi-la em seu trabalho de estruturação do setor de gemas.

 

A ABRAGEM espera que tais medidas equivocadas, tomadas pelo SEBRAE, sejam revistas e saneadas, como forma a poder continuar colaborando e contribuindo com este pujante setor econômico, nos moldes de sua atuação já durante quase duas décadas.

 

 Presidente da ABRAGEM e Coordenador do APL de Gemas e Joias do DF.

Sob o interesse de organizar os APL's no Distrito Federal, a Abragem uniu alguns representantes para formar a Governança dos APL's em 2010.

Mais informações no endereço: 

http://apldf.blogspot.com.br/