top of page

+55 61 3447-0377

SGAS 909 - Asa Sul

Brasília - Distrito Federal

Brasil

TELEFONE

CONTATE-NOS

SAIBA MAIS SOBRE O APL

Apresentação do PDP (Plano de Desenvolvimento Preliminar) do APL de Gemas e Joias do Distrito Federal


O Plano de Desenvolvimento do Arranjo Produtivo de Gemas e Jóias do Distrito Federal é de fundamental importância no sentido de orientar a integração e a convergência de ações dos agentes que atuam neste cenário, colaborando para a formalização de novas parcerias; visando a otimização de recursos; a potencialização dos esforços; o compartilhamento de objetivos comuns e a consolidação do processo de cooperação e interação dos atores.


As ações incluídas neste Plano de Desenvolvimento foram elaboradas e validadas pelos atores da Governança do APL. O objetivo principal é aumentara competitividade e a cooperação das empresas fabricantes e comercializadoras de Gemas e Jóias, focado na melhoria do processo produtivo, no aumento da participação do setor no mercado interno e na conquista do mercado externo.
A elaboração do Plano de Desenvolvimento Preliminar tomou por base o Manual Operacional (Modelo de Plano de Desenvolvimento) disponibilizado pelo Mdic e informações de diversas instituições, como por exemplo: o diagnóstico realizado pelo Sebrae/DF; Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (Mdic); Secretaria de Desenvolvimento Econômico/ GDF; Sebrae/DF; Abragem; Geor; (relatório de atividades do setor e outros).


O Arranjo Produtivo de Gemas e Jóias é formado por micros e pequenas empresas do Distrito Federal e entorno. A caracterização dos modelos de Arranjos Produtivos Locais prevê a existência de uma concentração geográfica de empresas, fornecedores, prestadores de serviços, entidades associadas, competitivas e cooperadas entre si. Um arranjo caracteriza-se por ser um elo da cadeia de produção compartilhada e especializada, em que o grau de colaboração, de cooperação e de complementaridade entre os empreendimentos e outros agentes, como instituições de ensino, pesquisa e fomento. É isso que diferencia um APL das aglomerações empresariais.

 

 

 

 

 

 


 

Embora os APLs e os Pólos adotem concepções e sigam trajetórias distintas, representam importantes eixos de desenvolvimento regional. Ambos necessitam de apoio institucional para assegurar a promoção da sua competitividade e sustentabilidade.
As relações de governança do APL exercem importante papel no processo de sensibilização, coordenação e cooperação entre unidades participantes do mesmo processo produtivo ou de uma cadeia produtiva.

APL DE GEMAS E JOIAS DO DF

Para ter acesso ao PDP (Plano de Desenvolvimento Preliminar)

SEMPES Reúne Integrantes dos Núcleos de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais – APLs do Distrito Federal para discutir questões relacionadas ao fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs).

Para saber mais clique aqui

Apresentação da Abragem sobre as intenções do APL para Brasília, na SEMPES (Secretaria de Micro e Pequenas empresas e Sindicatos), com a participação do Secretário Vitor, a direita.  

Data: 09/09/2013, às 16:30h, na cobertura do Edifício Nazir I, localizado na 509 Asa Norte - Brasília - DF - Brasil.

Retorno no APL em Brasília

Com a proposta do MDIC de intensificar as atividades dos APL's em todo Brasil, a SEMPES (Secretaria de Micro, Pequenas Empresas e Sindicatos), representada pelo Secretário de Estado sr. Vitor, abre a comunicação entre a Abragem, SENAC, Instituto Brasília, Secretaria de Turismo, Bancos e outros. Neste momento de encontro, a Abragem fez sua participação debatendo sobre os seguintes pontos:

Pontos a serem comunicados:

 

• O APL de Gemas e Joias do DF é coordenado pela ABRAGEM (Associação Brasileira dos Pequenos e Médios Produtores de Gemas, Joias e Similares) e pela AJODF (Associação A importância do setor de gemas e joias para o Brasil e para o DF.

 

• O Brasil é o maior produtor de gemas em diversidades do mundo. As reservas minerais brasileira atingem 1/3 de todo o estoque mundial.

 

• O Brasil está em 14ª posição no ranking mundial de Países fabricantes de joias em ouro;  9º Lugar em consumidores de joias de ouro; 6º lugar em evolução da participação sobre o total mundial da produção de ouro e pela posição política e localização geográfica, Brasília tende a ocupar a natural posição de controle e exportação das gemas produzidas.

 

• Se Brasília beneficiar apenas 10% da produção de gemas brasileiras, teremos um faturamento anual de aproximadamente R$ 3.600.000.000,00 (Três bilhões e seiscentos milhes de reais) para o DF.

 

PROJETOS PARA O SETOR

 

  • São projetos do setor de gemas e joias para alavancar o turismo e geração de empregos e renda no DF.

  • Centro Internacional de Capacitação

  • Bolsa de Gemas do Brasil

  • Show room permanente 

  • Central de Negócios 

  • Museu de Gemas

  • Laboratórios Gemológico

  • Feira Internacional

 

Consideramos que o APL de gemas e joias tem grande importância para a economia do DF, com reais possibilidades de se tornar a Capital de Gemas e Joias do Brasil, por sua facilidade logística e proximidade com embaixadas e poder político.

 

Tentativa de desestruturação do APL de Gemas e Joias do DF

 

O setor de gemas e joias do DF, tinha como seu maior ícone, para alavancar o seu APL,  o Museu Nacional de Gemas instalado no mezanino da torre de televisão, melhor ponto turístico da Capital Federal,  e se preparava para assumir a gestão do mesmo com apoio de toda a classe e por força do PDP (Plano de Desenvolvimento Preliminar ) 

 

Lamentavelmente o SEBRAE, inexplicavelmente, não só desativou o Museu Nacional de Gemas, órgão centralizador e impulsionador da APL de GEMAS, como, também, está patrocinando ações judiciais contra a ABRAGEM com a nítida intenção de inibi-la em seu trabalho de estruturação do setor de gemas.

 

A ABRAGEM espera que tais medidas equivocadas, tomadas pelo SEBRAE, sejam revistas e saneadas, como forma a poder continuar colaborando e contribuindo com este pujante setor econômico, nos moldes de sua atuação já durante quase duas décadas.

 

 Presidente da ABRAGEM e Coordenador do APL de Gemas e Joias do DF.

Sob o interesse de organizar os APL's no Distrito Federal, a Abragem uniu alguns representantes para formar a Governança dos APL's em 2010.

Mais informações no endereço: 

http://apldf.blogspot.com.br/

bottom of page