IFB – INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA ANUNCIA CURSO DE LAPIDAÇÃO DE GEMAS

 

AGOSTO DE 2014

 

Cadastro de reserva para os cursos de parceria entre o IFB, FAPDF e ABRAGEM.

Este cadastro não garante a inscrição de cursos. Serão respeitados critérios de avaliação de candidatos.

 

Informações sobre o curso de lapidação de pedras coradas e de diamantes do IFB (Instituto Federal de Brasília) com coordenação técnica e pedagógica da ABRAGEM (Associação Brasileira dos Pequenos e Médios Produtores de Gemas, Joias e Similares; Mineradores e Garimpeiros), que serão ministrados em Sobradinho-DF, com início previsto no próximo mês de agosto de 2014.

 

Com cargas horárias discriminadas abaixo, os cursos são resultado de uma parceria entre IFB, FAP e ABRAGEM.

 

DOS PRÉ-REQUISITOS TÉCNICOS E PESSOAIS

 

1 - Os candidatos/candidatas deverão ter o mínimo de 18 anos à época da inscrição.

2 - Além de toda documentação pessoal necessária, os candidatos deverão estar aptos em suas funções psíquicas e motoras superiores necessárias para ocupar a vaga, e passarão por exames médicos e teste psicotécnico específico para a função, com data a ser anunciada.

3 - Deverão se comprometer em cumprir as cargas horárias exigidas e corresponder às exigências solicitadas pelos professores para o melhor desempenho do aluno.

4 – Deverão apresentar aptidão didática para poder repassar os ensinamentos após término do curso para novos alunos.

 

DOS CURSOS

 

1- CURSO DE GEMOLOGIA: 240 horas distribuídas em datas intercaladas no decorrer da aplicação dos cursos de lapidação de gemas coradas e diamantes.

 

CONTEÚDO: Conhecimento básico sobre gemas, suas imitações e simulantes; gemas naturais, sintéticas, de origem mineral, de origem orgânica. Treinamento com equipamentos de análise e identificação de gemas: Microscópio Gemológico, Refratômetro, Polariscópio, Balança de Peso Específico, Dicroscópio, Luz Ultravioleta, paquímetro digital, lupa de mão e outros que se fizerem necessários.

 

2- CURSO DE LAPIDAÇÃO DE DIAMANTES (PROCESSO INDUSTRIAL): 12 meses (dois turnos: matutino e vespertino).

 

CONTEÚDO: Será ensinada técnica de lapidação de diamantes com instrumentos importados e instrutor estrangeiro, com ênfase no processo industrial de produção, onde cada grupo será treinado em função específica.

Ex.:

a) Classificação e seleção de gemas brutas para lapidação;

b) Serra e corte da gema;

c) Facetamento da gema;

d) Polimento da gema;

e) Seleção e classificação das gemas lapidadas, tendo como parâmetros padrões de cor, pureza, dimensões e qualidade da lapidação (4 Cs, do inglês, color, clarity, carat e cut).

 

Outras técnicas importantes de apoio visando preparar futuros participantes de uma cooperativa* de produção no DF, tornando-os aptos a serem futuros instrutores, multiplicadores das técnicas aplicadas e gestores da atividade cooperativa.

Os alunos receberão bolsa auxílio, transporte e alimentação no local.

 

3- CURSO DE LAPIDAÇÃO DE PEDRAS CORADAS: 5 meses - expediente vespertino

 

Será ensinada técnica de lapidação de gemas dos seguintes grupos de minerais: quartzo, berilo, turmalina, entre outros, com instrutores especialistas e instrumentos nacionais de última geração, com ênfase no processo industrial de produção, onde cada grupo será treinado em função específica.

 

Ex.:

  • Classificação e seleção de gemas brutas para lapidação, indicando as que deverão ser facetadas ou transformadas em cabochão;

  • Serra e corte das gemas;

  • Formação;

  • Facetamento;

  • Polimento;

  • Formação dos cabochões;

  • Polimento em discos de feltro e madeira e em vibradores elétricos;

  • Seleção e classificação das gemas lapidadas, tendo como parâmetros padrões de cor, pureza, dimensões e qualidade da lapidação;

 

A proposta é formar inicialmente multiplicadores, reunidos em uma cooperativa de trabalho para facilitar aquisição de material em bruto, sua transformação em gemas lapidadas e a comercialização das gemas produzidas pela COOPERATIVA.

 

DOS CUSTOS

 

Os cursos serão custeados pelo MEC, gratuitos, portanto, com direito a lanche, material didático, transporte. Uma bolsa-auxílio será concedida pelo IFB no valor de R$8,00 (oito reais) por dia.

 

 

Faça sua cadastro on-line e envie diretamente.

Imprima sua ficha de cadastro e envie pelos CORREIOS para

CAIXA POSTAL Nº 250

CEP: 70.351-970

APOIO: