Saiba mais sobre o mundo dos Diamantes
ORIGEM DO NOME: Diamante, do grego 'adamas', significa invencível e 'diaphanes', que significa transparente. Durante a Idade Média, acreditava-se que um diamante podia reatar um casamento desfeito. Era usado em batalhas como símbolo de coragem.
Os antigos o chamavam de pedra do sol, devido ao seu brilho faiscante e os gregos acreditavam que o fogo de um diamante refletia a chama do amor. Portanto, a força e a eternidade do amor.
O DIAMANTE COMO JÓIA: Só a partir do século XV, o diamante foi caracterizado como a jóia da noiva. Sendo Mary de Burgundy a primeira mulher a receber um colar de diamantes como um símbolo de noivado com o Arqueduque Maximilian da Austria em Agosto de 1477. Dos séculos XVII a XIX, usavam-se argolões como anéis de noivado. No século XX, ficou em moda o estilo "chuveiro", mais tarde o anel fieira. Depois o solitário, o estilo mais usado atualmente.
EXPLORAÇÃO: A exploração das minas de diamante começou na Índia, entre os anos 800 e 600 A.C. Durante 2.000 anos, o Oriente produziu todos os diamantes conhecidos, incluindo o "Koh-i-Noor", o russo "Orloff", o "Esperança" e outros diamantes célebres. O seu uso era reservado às cortes reais e aos dignitários da igreja. As espadas, os colares das ordens, os cetros e as coroas usadas nas cerimônias eram ornadas de diamantes.
fonte:
Produzindo Diamantes na Florida.
O futuro através dos super Diamantes.
Formação de kimberlitos.
Lipari. Produção de Diamantes no Brasil.
Lipari. Produção de Diamantes no Brasil.
Em 2004 foram produzidos os primeiros 10 mil ct de diamantes sintéticos no Brasil:
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010160040518#.U57tNcsg_rc
A equipe do Prof. Vítor Baranauskas, da Unicamp, desenvolve projeto de diamante sintético por CVD há mais de 15 anos:
http://www.dsif.fee.unicamp.br/~vitor/cristais.pdf
http://www.redetec.org.br/inventabrasil/brocdia.htm
Com mais de 125 anos de estudos para produzir diamantes em laboratório, a GE, em 1950 conseguiu os primeiros diamantes sintéticos quase perfeitos:
http://brazil.geblogs.com/a-fabrica-de-diamantes/
UFRS desenvolve projeto de diamante sintético desde 1985:
http://super.abril.com.br/ciencia/diamantes-toda-obra-439860.shtml