OURIVESARIA

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/23

Curso de ourivesaria para deficientes auditivos

​​
A Abragem oferece cursos profissionalizantes de gemologia, ourivesaria, lapidação de gemas e design de joias, para inclusão social, capacitando jovens estudantes da rede pública do Distrito Federal de 16 a 24 anos de idade, deficientes físicos e pessoas acima de 45 anos de idade que estão fora do mercado de trabalho.
Estes cursos são gratuitos e direcionados a projetos sociais custeados o com recursos do Governo Federal, Distrital e outras Instituições Privadas que apoiam ações de inclusão social.
Nossos cursos são certificados pela Abragem como cursos livres.
A Abragem em parceria com a ABC (Agência Brasileira de Cooperação - Ministério de Relações Exteriores) está desenvolvendo na Argélia (norte da África) o projeto "Transferência de conhecimento para produção de gemas lapidadas, joias e artesanato mineral". Mais informações na página exterior.
Atualmente, estamos oferecendo cursos particulares para servir à sociedade brasiliense, inserindo os interessados no setor de gemas e joias, a iniciar sua capacitação em gemologia básica e ourivesaria.

A história da ourivesaria

​​
As atividades econômicas que envolvem o mercado de joalheria e pedras preciosas são de grande relevância para a economia brasileira. Nesse contexto, encontra-se uma das atividades mais antigas e importantes desse mercado, a ourivesaria, técnica na qual as joias são produzidas artesanalmente. A Ourivesaria é a arte de trabalhar com metais preciosos (especificamente prata e ouro), na fabricação de jóias e ornamentos.
A ourivesaria é uma arte bem antiga, tendo sido encontrados sítios arqueológicos no mar Egeu, datados em torno de 2500 a.C. nos quais se encontram jóias feitas de ouro. No Egito antigo já se produziam trabalhos altamente detalhados. É uma arte de grande aceitação ao redor do mundo, sendo, na Idade Moderna, profissionais de inegável prestígio perante aos reis e toda a corte.
O profissional responsável pela produção manual de joias é chamado de ourives, esse trabalhador é responsável por todo o processo de fabricação, conhecendo e executando diversas tarefas em longas horas de trabalho.

Abaixo, estão as fotos de momentos mais recentes do nosso Curso de capacitação profissional no segmento de gemas e joias no Distrito Federal, promovido pela parceria entre o Instituto Cooperforte e a ABRAGEM no intuito de capacitar jovens e adultos fora do mercado de trabalho.

Ourivesaria