O Secretário da Micro e Pequena Empresa e Economia Solidária do Distrito Federal (SEMPES), Vitor Corrêa, marcou encontro com os integrantes do Núcleos de Apoio aos APLs do Distrito Federal, na última segunda feira (9), para discutir questões relacionadas ao fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs).
O Grupo de Trabalho Permanente de Arranjos Produtivos Locais, reúne aglomerações de empreendimentos da mesma atividade que, por meio da cooperação entre os negócios e com a parceria de entidades de apoio e de pesquisa, conseguem gerarinovações e economia de escala com um olhar atento para o aumento da competitividade no mercado.
No debate o Instituto Educacional e Cultural do Paraguaçu representado pela microempresária Mabel Bonis, falou sobre importância dos Arranjos Produtivos Locais no setor de Polo de Moda do DF., e de como as dificuldades podem ser superadas principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento de uma rede de fornecedores, trabalhando com APLs numa economia com características brasileiras focadas em informações técnicas e tecnológicas, que possibilitem o acesso aos mercados nesse setor. “Não temos por exemplo, um guia de vestiário no DF. a criação de políticas públicas que venha fortalecer os futuros empresários de Brasília é de vital para o crescimento e motivação do empreendedor individual”, disse.
Vitor Corrêa aproveitou para esclarecer pontos vitais como: a criação de um Plano Nacional de Capacitação Nacional com vistas ao reagrupamento de trabalho fundamentado nas necessidades de cada empreendedor individual. “Essa reunião com os representantes dos vários setores do DF. fortifica os debates em torno de questões relacionadas às microempresas e empresas de pequeno porte e da atuação de APLs, nossa meta é fortalecer a cadeia produtiva, e estabelecer novos patamares de produtividade e também de competitividade”, explicou.
Além da SEMPES, participaram do evento representantes SEBRAE/DF, Associação Brasileira de Gemas e |Joias (ABRAGEM), IBRAM responsável pela destinação de resíduos sólidos, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC),BRB, Instituto Federal de Brasília, dentre outros.
Reportagem extraída de:
SEMPES Reúne Integrantes dos Núcleos de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais – APLs do Distrito Federal
